Blefaroplastia
STILL/ILUMINAÇÃO/CAPTAÇÃO/EDIÇÃO
Blefaroplastia é uma performance da artista plástica Maíra Nakazone (@nakamello) captada em vídeo por mim.
A obra multimídia (vídeo, perfomance e material) foi exibida na exposição coletiva "Coisas tão díspares juntas pelo nome", na Residência Artística da FAAP e na 52ª Anual de Arte da FAAP em 2022 em São Paulo.






A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico para retirar a sobra de pele ou gordura das pálpebras, criando, assim, a popularmente conhecida “dobrinha”. No Brasil, esse procedimento estético é particularmente famoso em comunidades amarelas e associado à tentativa de ocidentalização dos fenótipos asiáticos.
Foi a partir dessa informação que a artista desenvolveu a performance Blefaroplastia. Ela consiste na confecção de um origami com um quadrado amarelo de papel paraná de 1,30m x 1,30m de dimensão. Escolhi esse papel porque ele se rompe com facilidade ao ser dobrado e, ao aplicar a técnica de origami, vê-se que o papel sofre rasgos e fissuras para encaixar-se no formato imposto por mim durante a ação. Um adesico branco parece proteger o papel dos rasgos, mas sabemos que materiais diferentes reagem de forma diferente. Enquanto o papel rasga e é marcado pra sempre, o adesivo preserva sua plasticidade.
Assim, o trabalho discute o impacto da racialização na subjetividade de pessoas amarelas — grupo étnico minoritário no Brasil que se dobra e se anula diante da branquitude em troca de pequenos privilégios socioeconômicos.